sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Causar impacto não pode ser visto como 'apresentar a verdade'. Não é dizer "olha, eu vejo o mundo a partir de uma perspectiva mais privilegiada que a sua e, por isso, eu sei o que está por trás do mistério das coisas e vejo tudo com uma visão mais profunda que a sua. E, já que eu penso mais nestes problemas, tenho razões para dizer que a minha opinião é mais concreta que a sua; minha opinião é mais próxima da verdade, da realidade nua e crua."

Se isso for causar impacto, então eu não quero fazer isso. Não quero doutrinar ninguém; não quero impor as minhas idéias para ninguém como se fossem mais razoáveis (ou mais verdadeiras). O que acho muito mais plausível é fazer justamente o contrário: é impedir qualquer tipo de dogmatismo que ronda o pensamento.
Eu acho que causar impacto é promover pensamentos, é abalar aquilo que se tem como certeza absoluta. É só um empurrão para que o próprio indivíduo pense por si só, não é um doutrinamento, não é uma apresentação da verdade.

No entanto, permanecer com as velhas idéias de sempre é confortante. Parar o pensamento é estabelecer algumas idéias e noções - ou até mesmo todo um sistema de pensamento - como intocáveis, como impassíveis de qualquer dúvida. É considerar qualquer coisa que venha contra este pensamento estático como besteira; é negar violentamente tudo aquilo que não está de acordo com a sua crença.

Mas, ainda tenho dúvidas. Como causar impacto? Como fazer com que as pessoas movimentem o pensamento e deixem de parar dogmaticamente? Como dizer para as pessoas revirarem e questionarem aquelas certezas imóveis?

(Claro que eu posso mudar o que penso sobre isso)

Um comentário:

Harry disse...

Sabe, eu nunca tinha reparado no que eu faço, mas eu também escrevo querendo causar impacto e para isso eu tento reproduzir os impactos que eu mesmo sofri.

Tente se lembrar dos movimentos que você fez quando você revirou seus próprios pensamentos.