segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Tanto faz

Tem gente que acha que a verdade é algo que não depende de nenhum ponto de vista tendencioso e tem gente que acha que a verdade é somente algo imposto pelos mais fortes.
Mas, no fim das contas, tanto faz...

Tanto faz, pois isso não muda nada no que diz respeito à vida mundana. Ora, posições ideológicas, políticas, artísticas e o caralho a quatro não alteram efetivamente algo que diz respeito às ações. Estamos presos. Ainda precisamos comer e, para isso, precisamos dar oito horas do nosso dia para apertar parafusos - sem contar os dias de treinamento, horas extras, capacitação profissional e blábláblá.

O que quero dizer é que para ter posições ideológicas é preciso comer, estar vivo e ter respeito social. Isso nos faz "espontaneamente" desenvolver um autocontrole repressor. Não é uma entidade maligna que nos reprime e nos condena ao trabalho, mas essa repressão parte de nós mesmos. Assim, temos a "liberdade" de fazer tudo o que "quisermos" sob a mira do revolver da inanição. Sabemos que, se sairmos da linha, vamos tomar borrachada na cabeça ou vamos morrer como mendigos.

E nós, imersos nesta bolha, criamos essas opiniões e pensamentos ideológicos pra fingir que somos alguém de verdade, para expressarmos hipocritamente nossa total soberania, liberdade e individualidade. Todas as idéias são diferentes, mas nenhuma faz sentido (ou todas fazem sentido, tanto faz). Servem só pras pessoas darem um migué pra si mesmas e cultivarem um falso sentimento de superioridade sobre os outros.
Tanto faz o que você pensa. É "permitido" que você pense e viva da forma que você bem entender. Afinal, escolher não se adaptar e morrer (socialmente e fisicamente) também é uma escolha.

6 comentários:

Paulo Yamawake disse...

Merda de texto... Só postei porque se eu ficasse pensando demais eu ia apagar isso pra sempre.

Bom, depois eu escrevo de novo com mais calma e nexo.

Fernando Mekaru disse...

A filosofia é pra justificar a vida, não pra deixar a gente se sentindo melhor que os outros!

Anônimo disse...

Independente de como foi escrito, fez tanto sentido... Identifico-me!

Unknown disse...

boa pasteleiro!

Anônimo disse...

nao fernando, a filosofia é a disciplina que cria conceitos =)

Paulo Yamawake disse...

Nem foi o Guiga então que deixou isso aqui?
Merece apanhar de cinta!